Como iniciar um consultório médico em 10 passos
- Patrick Pelucio
- 9 de fev. de 2023
- 6 min de leitura

Iniciar uma prática médica é um trabalho árduo, mas gratificante. Há muita burocracia para abrir um consultório particular, mas o resultado é sua liberdade, pois você será seu próprio patrão. Você poderá determinar seus horários, serviços e talvez até o tipo de paciente que você trata. Isso é emocionante e assustador, especialmente se você for um profissional de saúde recém formado na sua especialização.
O que você precisa é de um plano, e estamos aqui para ajudá-lo a criar um. Este guia explicará passo a passo o que você precisa saber para iniciar seu consultório médico. Se você já fez sua leitura sobre se você quer realmente empreender e sabe que iniciar uma consultório médico é ideal para você, continue lendo. Sim, um consultório médico é empreendedorismo também!
Antes de mergulharmos nas etapas, vamos desvendar uma questão muito importante que os empreendedores médicos encontram ao considerar pela primeira vez sua nova etapa profissional.
Que licença eu preciso para abrir meu próprio consultório médico?
Você não apenas precisa de uma licença médica válida, mas também provavelmente precisará de várias outras credenciais e licenças. Estes podem incluir:
Um Número Nacional de Identificação (CNPJ)
Uma licença da prefeitura (Alvará)
Uma licença do CRM se você planeja aplicar medicamentos
Uma licença específica do CRM, dependendo da especialização e atividades
Verifique com um contador os detalhes sobre quaisquer outras licenças ou credenciais sancionadas pelo estado ou conselho que você precise. Portanto, comece com antecedência para evitar atrasos na abertura de sua clínica. Agora que resolvemos essa questão, vamos passar pelas 13 etapas que você precisa saber para abrir seu próprio consultório médico.
1) Seu plano de negócios do consultório médico
Um plano de negócios bem escrito pode ajudá-lo a garantir financiamento para seu consultório. Também pode ajudá-lo a manter o foco em suas metas e objetivos à medida que cresce. Um plano de negócios forte tem algumas seções essenciais.
Sumário Executivo: Quais são seus objetivos para o consultório ou clínica médica? Que tipo de atendimento ao paciente você oferecerá? Você é um médico de cuidados primários? Um especialista? Forneça uma visão geral de alto nível de cada uma das seções a seguir em seu resumo executivo.
Análise do setor: descreva quaisquer tendências atuais, lacunas, tamanho do mercado e nível de oportunidade que você consiga descobrir em sua pesquisa de mercado.
Análise competitiva: descreva os pontos fortes e fracos de seus colegas de profissão que já tenham uma clínica. Como você será diferente?
Plano de marketing: discuta seu cliente ideal, sua estratégia de marketing e sua marca.
Gestão: Quem é você como líder? O que você traz para o negócio e como pretende liderar sua equipe?
Operações: fale sobre seu plano para os negócios do dia-a-dia. Você também pode discutir as intenções de pessoal aqui também.
Plano Financeiro: Quais são seus custos iniciais? E quanto aos seus custos recorrentes? Detalhe suas projeções de receita e fluxo de caixa para o negócio nos primeiros cinco anos.
Você também pode reduzir seu plano de negócios completo, caso você não esteja interessado(a) a obter financiamento de bancos. Mas, um plano de negócio, mesmo que básico, é útil para você não se perder nos investimentos iniciais.
2) Sua estrutura de negócios
Escolha um dos quatro principais tipos de propriedade de negócios para sua prática médica.
Sociedade Simples
Sociedade Empresária
Sociedade Uniprofissional
Cada uma dessas 3 opções contém estruturas adicionais que você pode escolher para se estabelecer como uma entidade comercial, com base em suas necessidades e objetivos. Consulte seu plano de negócios e seu contador para ajudá-lo(a) a decidir qual é o certo para você.
3) O nome da sua empresa
Você pode optar por operar seu negócio em seu próprio nome. No entanto, algumas práticas médicas escolhem um nome alternativo. Se você seguir esse caminho, considere que o nome da sua empresa deve ser:
Fácil
Memorável
Simples
Pronunciável
Descritivo dos serviços da sua empresa
Em linha com a sua marca
Você também deve garantir que o domínio para o site e o nome nas redes sociais estejam disponíveis.
4) Finanças
Abrir um consultório médico bem-sucedido pode custar muito ou pouco. Depende do que você esteja pensando. Existem várias maneiras de obter financiamento, incluindo:
Empréstimos comerciais bancários
Investidores privados
Amigos e família
Investimento pessoal
Outra forma de começar um consultório médico é a sublocação de espaço. è uma maneira rápida, simples, e barata para iniciar seu nome e sua entrada no mundo empreendedor.
5) Pacientes
O tipo de consultório ou especialização médica que você pretende abrir pode determinar seu tipo de paciente. Por exemplo, se você deseja abrir um consultório ortopédico, não precisa comercializar para pacientes cardíacos. No entanto, você ainda pode segmentar um grupo demográfico com base em sua cobertura de seguro de saúde, localização ou outros fatores em seu nicho específico. Esta informação pode ser obvia para você, mas se estiver pensando em investir em marketing nas redes socias, seu público alvo precisa estar muito bem desenhado.
6) Localização
Onde você operará o consultório médico? Você assumirá o espaço de um consultório médico existente ou precisará garantir um novo local? Lembre-se de que, quanto mais reformas, maiores serão seus custos iniciais. Você também deve ter em mente a proximidade de seu público-alvo ao selecionar um local. Estar perto de casa, sempre é o melhor caminho.
7) Equipamento
Você deve garantir que tenha o equipamento certo para apoiar sua equipe e atender seus clientes. Alguns dos principais equipamentos de prática médica que você precisará incluem:
Computadores
Software de gerenciamento de consultório
Software de serviço financeiros
Qualquer equipamento médico necessário com base nos serviços que você oferece
8) Pessoal
A menos que você planeje operar totalmente sozinho, precisará contratar enfermeiras e recepcionistas. Reserve um tempo para encontrar as melhores pessoas disponíveis para sua prática. Crie uma infraestrutura e um fluxo de trabalho consistente para dar suporte ao sucesso deles como parte de seus negócios.
9) Papelada, contas e questões legais
O volume de papelada e burocracia que você precisa para trabalhar antes de estar pronto para abrir pode ser enlouquecedor. Para ajudá-lo(a) a se manter organizado(a) e focado(a), veja algumas das tarefas mais comuns que você precisará concluir para abrir sua clínica.
Registre o nome da sua empresa: Receita Federal, Prefeitura, Junta Comercial
Encontre um ótimo contador médico: procure aconselhamento contábeis antes de abrir sua prática para garantir que você esteja seguindo todos os protocolos adequados neste setor altamente regulamentado
Garanta a conformidade com Conselho de Medicina do seu Estado
Obtenha sua licença comercial: encontre os regulamentos específicos do seu estado para proteger sua licença comercial
Abra um cartão de crédito comercial e uma conta bancária comercial: Separe a movimentação financeira pessoal abrindo sua própria conta bancária comercial e cartão de crédito
10) Estratégia de marketing
Você precisará de uma estratégia de marketing sólida, independentemente do tipo de consultório médico que pretende abrir. Os pacientes têm muitas opções hoje. Eles precisam saber quais profissionais médicos trabalharão para sua saúde e fornecerão a ajuda real de que precisam.
Vamos examinar alguns canais de marketing comuns que você pode usar para se conectar com novos pacientes em potencial e desenvolver seus negócios.
Seu site
O site da sua prática médica é um ativo crucial. Ele precisa ser bem projetado com fácil navegação, forte otimização de mecanismo de busca (SEO), acessibilidade e alta velocidade. Contrate um desenvolvedor web e um especialista em SEO para ajudá-lo com isso. Você também pode configurar o site da sua prática médica para incluir um blog e até mesmo uma agenda de consultas.
Marketing de e-mail
O marketing por e-mail sólido é uma das formas mais poderosas de estabelecer autoridade, criar reconhecimento de marca e desenvolver relacionamentos com clientes em potencial.
Coloque uma barra de inscrição ou pop-up em seu site onde os clientes possam inserir seus e-mails. Depois de capturar o endereço de e-mail, você pode enviar um boletim informativo ou outro conteúdo de e-mail direcionado para criar confiança entre você e seus clientes.
Marketing de mídia social
Facebook, LinkedIn, YouTube e Twitter são ótimas plataformas de mídia social que você pode usar para divulgar sua empresa. Até o Instagram e o TikTok podem ser locais frutíferos para o mercado, dependendo do tipo de prática e de quem está tentando alcançar.
No entanto, leva tempo para criar seguidores e descobrir qual conteúdo tem um bom desempenho para você. Comece com uma plataforma primeiro, aprenda bem e depois adicione outras. Dessa forma, você evitará se sobrecarregar enquanto se torna um profissional em qualquer canal de mídia social que escolher.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio torna você mais detectável e autoritário na pesquisa local do Google. Registre o nome da sua empresa, crie uma conta gratuita e pronto.
Boca a boca e referências
As pessoas querem saber sobre o grande cuidado. Incentive seus pacientes a divulgar seu consultório como referência. Esta prática ajudará você a manter um fluxo constante de novos pacientes/clientes - vital para consultórios médicos que prosperam com novos pacientes.
Comments